• Desde 2005, por meio do Núcleo de Estudos Culturais das Identidades Culturais Sul-Mato-grossenses, promove cursos de extensão para professores e acadêmicos, com temáticas como Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, Memórias e Identidade Regional e Oficinas de Incentivo à Leitura, ministrados em Dourados, Douradina, Culturama, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Rio Brilhante, Maracaju e Naviraí.

    Nesses cursos, o Grupo Literário Arandu compartilha conhecimentos sobre a nossa região e incentiva os professores a escreverem sobre os lugares em que vivem, valorizando as histórias e cultura locais. Esses artigos foram reunidos em 3 livros:

    • "PATRIMÔNIO CULTURAL DE MATO GROSSO DO SUL: IDENTIDADES & MEMÓRIAS" (publicado em 2008);

    • "MATO GROSSO DO SUL: PODER, MEMÓRIAS & IDENTIDADES" (publicado em 2009);

    • "VOZES GUARANY: HISTÓRIAS DE VIDAS SUL-MATO-GROSSENSES" (publicado em 2011).

    O Grupo Literário Arandu busca incentivar e promover a difusão e valorização da literatura e da cultura sul-mato-grossenses, através de palestras, cursos e publicação de livros e da Revista Arandu.



    • A Revista Arandu é um importante veículo de aproximação entre diferentes pesquisadores em seus mais diversos níveis de formação. As publicações da Revista Arandu contribuem para facilitar os pesquisadores a continuarem na procura de novas fontes para seus objetos de pesquisas, bem como incentivar novas pesquisas, novos objetos, novos conceitos a serem estudados, revelados, investigados, aprimorados e divulgados.

    • Entenda mais um pouco sobre o Grupo Literário Arandu

Cursos disponíveis

TDAH  E SEUS CONCEITOS

SINTOMAS E AS EPIDEMOLOGIAS

O CÉREBRO COM TDAH

OS TRASTORNOS MENTAIS E O TDAH

DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E MEDICAMENTO

QUALIDADE DE VIDA COM TDAH 


CONTEÚDOS PREPARATÓRIOS:

- CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

- SIMULADOS

CONTEÚDOS

CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

• LDB/LDBEN

• PNE

• PEE

• ECA

• ÉTICA/TECNOLOGIA

• BNCC

• FUNDEB

• ENSINO MÉDIO E AS MUDANÇAS POR MEIO DAS LEIS VIGENTES

• EDUCAÇÃO INTEGRAL


CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

• METODOLOGIAS ATIVAS E INTEGRADORAS

• A RECOMPOSIÇÃO NO CENÁRIO PÓS PANDEMIA

• EDUCAÇÃO INTEGRAL

• COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

• AVALIAÇÃO FORMATIVA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;

• AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS E SUA APLICABILIDADE NA APRENDIZAGEM

• O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO

• BNCC EM (2018)

• CURRÍCULO DE REFERÊNCIA MS

• TECNOLOGIA E INFORMÁTICA APLICADAS À EDUCAÇÃO;

• TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS

METODOLOGIA:


Módulo 01

- PNE - Legislação nacional

- PEE – Legislação de MS.

- BNCC - Pedagógica

- Simulado do Instituto Avalia


Módulo 02

- LDEN – Legislação

- SEE – Legislação de MS.

- Simulado do Instituto Avalia



Módulo 03

ECA

INCLUSÃO 

- Simulado do Instituto Avalia


Módulo 04

LDEN E AS ATUALIZAÇÕES

TEMAS TRANSVERSAIS


Módulo 05

FUNDEB E AS NOVAS MUDANÇAS

TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS


Módulo 06

EDUCAÇÃO INTEGRAL

ESCOLA COM TEMPO INTEGRAL

AVALIAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

CONTEÚDOS PREPARATÓRIOS:

- CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

- CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

- SIMULADOS

CONTEÚDOS

CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

• LDB/LDBEN

• PNE

• PEE

• ECA

• ÉTICA/TECNOLOGIA

• BNCC

• FUNDEB

• ENSINO MÉDIO E AS MUDANÇAS POR MEIO DAS LEIS VIGENTES

• EDUCAÇÃO INTEGRAL


CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

• METODOLOGIAS ATIVAS E INTEGRADORAS

• A RECOMPOSIÇÃO NO CENÁRIO PÓS PANDEMIA

• EDUCAÇÃO INTEGRAL

• COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

• AVALIAÇÃO FORMATIVA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;

• AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS E SUA APLICABILIDADE NA APRENDIZAGEM

• O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO

• BNCC EM (2018)

• CURRÍCULO DE REFERÊNCIA MS

• TECNOLOGIA E INFORMÁTICA APLICADAS À EDUCAÇÃO;

• TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS

METODOLOGIA:


Módulo 01

- PNE - Legislação nacional

- PEE – Legislação de MS.

- BNCC - Pedagógica

- Simulado do Instituto Avalia


Módulo 02

- LDEN – Legislação

- SEE – Legislação de MS.

- Simulado do Instituto Avalia



Módulo 03

ECA

INCLUSÃO 

- Simulado do Instituto Avalia


Módulo 04

LDEN E AS ATUALIZAÇÕES

TEMAS TRANSVERSAIS


Módulo 05

FUNDEB E AS NOVAS MUDANÇAS

TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS


Módulo 06

EDUCAÇÃO INTEGRAL

ESCOLA COM TEMPO INTEGRAL

AVALIAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

CONTEÚDOS

- CONTEXTUALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS.

- A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC).

- OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA BNCC: AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS.

- LDB/LDBEN A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.

- O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E AS METAS.

- TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS.

- O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).

- AVALIAÇÃO: APRENDIZAGEM, INSTITUCIONAL E DE DESEMPENHO.

- EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

- AS 20 METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

Curso de formação continuada

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

Carga horária 80 horas

03 de julho a 17 de setembro de 2023


Este curso tem como objetivo instrumentalizar profissionais da educação a responder de forma positiva a Educação Inclusiva que tem como princípio constitucional de igualdade de condições de acesso e permanência na escola, assim, implica aos profissionais da educação de conceitos metodológicos e de práticas educacionais, bem como, compreender valores que contemplem a cidadania, o acesso universal e a garantia do direito de todas as crianças, jovens e adultos de participação nos diferentes espaços da estrutura social, principalmente da escola.


TEMAS:



CONHECIMENTOS BÁSICOS: LÍNGUA PORTUGUESA 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO PROFISSIONAL DE APOIO EDUCACIONAL

Realização: Grupo Literário Arandu, fundado em 17 de maio de 1997 (26 anos)

Referências: 

Metodologias ativas.

Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs – estratégias e recursos pedagógicos diversificados para alcançar os objetivos pedagógicos.

Atendimento educacional especializado e a educação inclusiva.

Gestão participativa e colaborativa na escola. 

O desenvolvimento, aprendizagem e necessidades específicas do aluno com deficiência. Conhecimentos básicos sobre orientação e mobilidade; adequação postural e acessibilidade espacial; recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa inclusiva.

 Diretrizes gerais para o Atendimento Educacional com alunos identificados com altas habilidades, superdotação e talentos. Alfabetização, Diversidade e Inclusão. 

Tecnologia assistiva, suas modalidades e o AEE. Público da Educação Especial, serviços, atividades, estratégias e produção de recursos pedagógicos e de acessibilidade do AEE. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 

Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca, Espanha, 1994. 

Educação e diversidade; Educação e inclusão.

Definições dos tipos de deficiência; Necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes. 

Educação Especial: aspectos históricos e pedagógicos.

O desenvolvimento da criança nos aspectos: biológico, emocional, cognitivo. Flexibilizações e adaptações curriculares, para o atendimento às necessidades educacionais especiais. 

Aspectos sociais, psicológicos e cognitivos da educação inclusiva; Tendências pedagógicas na prática escolar para educação espacial.

Educação inclusiva. 

Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento: conceito, correntes teóricas e repercussões na escola. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

 Ética no trabalho docente. 

O professor apoio na rede de ensino. 

Conhecimentos sobre: Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Pessoas com Surdez, Transtornos globais do Desenvolvimento. 

Princípios básicos da análise do comportamento, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica 2001. 

Resolução CNE/CEB n.02 11/09/2001.

Resolução SEMED n.015/2014 dispõe sobre critérios para os professores da sala de recursos. Revogado pelo Decreto nº 7.611,

TEMAS/CONTEÚDOS:

- CONTEXTUALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS

- BNCC: AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS

- LDB/LDBEN

- ECA

- ESTATUTO DO IDOSO

- PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

- TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS

- INTERDISCIPLINAR: OS PROJETOS INTEGRADORES

- INCLUSÃO, MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL

- CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE


TEMAS/CONTEÚDOS:

- CONTEXTUALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS

- BNCC: AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS

- LDB/LDBEN

- ECA

- ESTATUTO DO IDOSO

- PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

- TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS

- INTERDISCIPLINAR: OS PROJETOS INTEGRADORES

- INCLUSÃO, MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL

- CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE


TEMAS/CONTEÚDOS:

- CONTEXTUALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS.

- A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) EM SEUS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS: AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS.

- LDB/LDBEN A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.

- ECA-ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

- ESTATUTO DO IDOSO

- O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E AS METAS.

- TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS.

- INCLUSÃO, MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL.

- O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).

- AVALIAÇÃO: APRENDIZAGEM, INSTITUCIONAL E DE DESEMPENHO.

- OS QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO DO SUL.

- EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

- AS 20 METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

- LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.

- NOVO ENSINO MÉDIO: PROJETOS INTEGRADORES.


          Tem como objetivo incentivar aos profissionais da educação em elaborar ações didáticas (aulas) com metodologias ativas em que os estudantes possam ser os protagonistas, fundamentados na BNCC (2018), com instrumentalização didática pedagógica em estimular um ambiente em sala de aula visando melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes a aprender a aprender com o foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.

OBJETIVOS GERAIS

Este curso de formação continuada tem como objetivo instrumentalizar educadores da educação básica sobre a fundamentação metodológica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Incentivar pesquisas e práticas pedagógicas do cotidiano escolar em relatar na forma de artigo científico o ambiente escolar, as dificuldades e o prazer em ser educador.


OBJETIVOS

Tem como objetivo instrumentalizar educadores e profissionais da educação em conhecer, reconhecer e o desconhecer do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, com a valorização da cultura local, enfocando os monumentos, as obras de arte, as festas, as músicas, as danças, os folguedos, as comidas, os saberes, fazeres e falares. O ambiente escolar é o lugar mais propício para que se conheçam as múltiplas identidades e o Patrimônio Cultural, pois é neste lugar que o aluno tem a oportunidade de conhecer e se familiarizem com a cultural local.


OBJETIVOS

Este curso de formação continuada visa instrumentalizar educadores das séries iniciais, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio, em possibilitar a inserção de temas regionais em sala de aula. Embasados nos Temas Contemporâneos no BNCC e no Currículo de Referência de MS. Com abordagem de um conjunto de obras com temas relacionados à vida cotidiana das comunidades de Mato Grosso do Sul, em suas manifestações artísticas, literárias, culturais e históricas.


Este curso visa instrumentalizar educadores das séries iniciais, fundamental 2 e ensino médio, em possibilitar a inserção de temas contemporâneos da cultura sul-mato-grossense e da diversidade cultural. Embasados nos Temas Contemporâneos no BNCC e no Currículo de Referência de MS ao evidenciar a importância da preservação do patrimônio cultural e da divulgação das identidades e das diversidades culturais sul-mato-grossenses, com metodologias e referências de artistas, pesquisadores e educadores de Mato Grosso do Sul.


OBJETIVOS

Este curso visa instrumentalizar educadores das séries iniciais, fundamental 2 e ensino médio, em possibilitar a inserção de temas contemporâneos da cultura sul-mato-grossense e da diversidade cultural. Embasados nos Temas Contemporâneos no BNCC e no Currículo de Referência de MS ao evidenciar a importância da preservação do patrimônio cultural e da divulgação das identidades e das diversidades culturais sul-mato-grossenses, com metodologias e referências de artistas, pesquisadores e educadores de Mato Grosso do Sul.


Objetivo geral

Este curso tem como objetivo instrumentalizar professores que vivenciam o cotidiano escolar em incentivar ações didáticas em sala de aula com os procedimentos metodológicos indicados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam contemplar assuntos relevantes para os alunos, com a finalidade de promover a construção de conhecimentos.

Objetivo específico

- estudar os fundamentos das Competências e das Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de uma educação integral.

- Desafios e possibilidades interdisciplinares de práticas educacionais para formação de alunos protagonistas.


OBJETIVO GERAL:

Este curso tem como objetivo instrumentalizar educadores para incentivar a leitura em sala de aula com estratégias pedagógicas de trabalhar com poesias no cotidiano escolar. Os ‘poemas’ selecionados são marcados pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser evidenciados em sala de aula, pois os poemas em ações pedagógicas exercitam a reflexão e a memorização, ao mesmo tempo em que estimula: a oralidade, a criatividade, a reflexão, a iniciação de leituras e gostos literários infinitos.


OBJETIVO GERAL:

Este curso tem como objetivo instrumentalizar educadores fundamentado nos estudos do BNCC para incentivar a leitura em sala de aula com estratégias pedagógicas de trabalhar com poesias no cotidiano escolar. Os ‘poemas’ selecionados são marcados pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser evidenciados em sala de aula, pois os poemas em ações pedagógicas exercitam a reflexão e a memorização, ao mesmo tempo em que estimula: a oralidade, a criatividade, a reflexão, a iniciação de leituras e gostos literários infinitos.


Os temas contemporâneos que podem ser articulados de forma transversal em sala de aula, buscando uma abordagem integradora de acordo com a realidade local, permeando os diversos componentes curriculares. Além disso, apresentam-se a proposta de educação integral, suas estratégias de implementação e suas práticas. Abordam-se, ainda, aspectos relativos à avaliação – conceitos, características e modalidades – e à formação continuada, reiterando sua importância, suas propostas e sua finalidade.

Portanto, a sociedade atual, constantemente em processos de transformação, exige da educação formal mudanças de paradigmas no que se refere à orientação e promoção de valores essenciais à vida, às relações sociais e ao convívio na coletividade. A educação formal tornou-se lócus para a formação ética dos sujeitos, haja visto as inserções de temáticas desse contexto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


JUSTIFICATIVA

De acordo com os fundamentos do BNCC - Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), a sociedade atual está em constante transformação, ritmada pelas novidades trazidas pelas tecnologias digitais, midiáticas, pelos produtos, serviços e pelas próprias reformas educacionais. Nesse sentido, o documento (BNCC, 2017) aborda em diferentes pontos a necessidade de refletir e repensar o cenário educacional, com o intuito de fortalecer a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Básica. O documento destaca que a formação continuada torna-se um elemento primordial, “pois é imprescindível que os docentes estejam preparados para atender às novas demandas sociais, bem como incorporem na prática pedagógica os fundamentos norteadores da BNCC, o desenvolvimento de competências e a educação integral” (Brasil, 2017). Portanto, este curso pretende incorporar a ideia de ações didáticas em sala de aula que promova a reflexão crítica sobre a prática, alicerçada na pesquisa e no trabalho colaborativo com princípios metodológicos, oportunizando momentos de (re)construção do conhecimento por meio de pesquisa, interação, colaboração, reflexão e elaboração.


JUSTIFICATIVA

A “Literatura” é ao mesmo tempo, a poesia, o conto, o romance, o ensaio, o teatro, o cinema, as artes plásticas, as danças e as manifestações artísticas em todas as suas formas de expressões. Vivemos e nos movemos num período de mutação, não apenas no que se refere às tecnologias e os recursos de multimeios, do mundo em rede, mas também em relação aos valores, as subjetividades, as crenças, as ideias, as percepções de mundo e o debate ininterrupto de nossa função real aqui na “Estrela Terra”. Enquanto a sociedade, a família, a Igreja, o Estado e outras formas de instituições estão passando por diversos processos de rever a sua cátedra dentro da sociedade - a Literatura Sul-Mato-Grossense - também corrobora na construção de ícones identitários sul-mato-grossenses. Mais do que apenas máquinas! Precisamos de mais poesias em nosso cotidiano. A cultura literária é um espaço para se ganhar e para ser conquistado, a todo o momento, a todo instante, a erudição é um patrimônio coletivo e a literatura constitui um de seus aspectos mais importante, pois é ela que permite a continuidade e a transmissão dos conhecimentos de uma geração para outra, o que vale dizer a sobrevivência da própria cultura e da espécie humana.

Existem inúmeras publicações com textos literários sul-mato-grossenses e não é só de autores novos, que financiam seus próprios títulos. Mas por meio de políticas públicas de incentivos governamentais, via FIC, Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa, fundação de cultura municipal, fundação de cultura do Estado, por entidades filantrópicas, OGN’S, evidentemente, não vamos generalizar, há municípios que não tem uma política cultural solidificada. Mas existem nos principais municípios do estado uma produção literária considerável que precisa ser conhecidas e reconhecidas.

OBJETIVOS

Este projeto de extensão tem como objetivo conhecer e reconhecer o desconhecer do acervo da Literatura oficial e não oficial de Mato Grosso do Sul. Visa debater metodologicamente aspectos das identidades sul-mato-grossenses em suas manifestações artísticas e literárias. Igualmente instrumentalizar educadores, profissionais da educação, acadêmicos e interessados, sobre a importância da preservação do patrimônio cultural (bens materiais e imateriais) e das identidades culturais sul-mato-grossenses para introdução em sala de aula, centros infantis e comunidades. Com metodologias e referências de artistas, pesquisadores e educadores de Mato Grosso do Sul, para atuarem como multiplicadores da “cultura regional”, da “cor local”, do “cheiro local”, do “gosto local”, da valorização das identidades culturais de Mato Grosso do Sul.


OBJETIVOS

De acordo com os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), as escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, devem incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de ‘Temas Contemporâneos’ que afetam a vida humana em escala local, regional e global. As informações na atualidade estão cada vez mais instantâneas e por isso exige do educador critérios para selecionar Temas Contemporâneos para incluir em ações didáticas nas salas de aulas. O mundo contemporâneo, especialmente da ‘cultura digital’ em que tudo se interliga e tudo se interconecta em um mundo instantâneo, rápido, veloz, possibilita trocas de informações uns com outros e de conhecer detalhes de pontos, apesar de lugares tão distantes. Mas, o grande problema para os educadores é encontrar crité¬rios que permitam filtrar a informação, apropriar-se dela, interpretá-la e con¬ferir-lhe sentido: não basta informar, é preciso formar. O Curso tem como objetivo apresentar e abordar os temas contemporâneos que possam contribuir com o aprendizado dos alunos com base nos estudos da BNCC.


OBJETIVO

Este curso de formação continuada tem como objetivo instrumentalizar educadores da rede municipal do Ensino Fundamental 1 e 2, com temas locais e regionais, para ações didáticas em salas de aula, igualmente oportunizar debates sobre o conhecer, o desconhecer e o reconhecer sobre o que é ser douradense, o que pertence e o que não pertence ao “ser douradense”. Fundamentados nas habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (2018) e do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Dourados (2020).


TEMAS/CONTEÚDOS:

- CONTEXTUALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS

- BNCC: AS 10 COMPETÊNCIAS GERAIS

- LDB/LDBEN

- ECA

- ESTATUTO DO IDOSO

- PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

- TEMAS CONTEMPORÂNEOS E TRANSVERSAIS

- INTERDISCIPLINAR: OS PROJETOS INTEGRADORES

- INCLUSÃO, MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL

- CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE


OBJETIVO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seus fundamentos pedagógicos assegura que os estudantes devem desenvolver ‘competências cognitivas’ e ‘competências socioemocionais’ para sua formação ao longo da educação básica. São dez as competências gerais determinadas pela BNCC e consideradas como fundamentais aos estudantes para sua formação. O curso visa abordar questões das competências gerais da BNCC que são fundamentais para os educadores em seus planejamentos e práticas escolares

OBJETIVOS

Tem como objetivo instrumentalizar educadores e profissionais da educação em conhecer, o desconhecer e reconhecer as identidades do estado de Mato Grosso do Sul. O espaço escolar é o lugar mais propício para que se conheçam as múltiplas identidades culturais de nossa sociedade, do local em que vivemos e convivemos. Embasados nos Temas Contemporâneos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Referência de MS ao evidenciar a importância das identidades e das diversidades culturais sul-mato-grossenses, com metodologias e referências de artistas, pesquisadores e educadores de Mato Grosso do Sul.


EMENTA

Etnias indígenas no Brasil e no Mato Grosso do Sul. Troncos Linguísticos. Questões culturais: religião, modo de ser, trabalho, lazer. Formas sociais e políticas. A educação indígena e a educação escolar indígena. Reservas Indígenas e Terras Indígenas. As imagens indígenas: o índio bom e o índio mau. Práticas didáticas pedagógicas. BNCC.

OBJETIVOS:

Este curso de formação continuada para educadores da educação básica tem como objetivo atender a fundamentação metodológica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os ‘Temas Contemporâneos’ em reforçar estudos sobre a cultura dos Povos Originários do Brasil, que inclui a obrigatoriedade desta temática nos currículos oficiais das redes de ensino.


Este curso tem como proposito incentivar educadores em ações didáticas em evidenciar a Literatura Infantil (poesia, contos, crônicas) no cotidiano escolar, igualmente despertar nas crianças a curiosidade de ouvir, de se concentrar, de se encantar com o mundo mágico das palavras, pois as ações pedagógicas exercitam a reflexão e a memorização, ao mesmo tempo em que estimula: a oralidade, a criatividade, a reflexão, a iniciação de leituras e gostos literários infinitos.


CURSO PREPARATÓRIO: Instrumentalização didático-pedagógico das Competências Gerais da BNCC para concurso de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. 


Este curso tem como objetivo instrumentalizar profissionais da educação a responder de forma positiva a Educação Inclusiva que tem como princípio constitucional de igualdade de condições de acesso e permanência na escola, assim, implica aos profissionais da educação de conceitos metodológicos e de práticas educacionais, bem como, compreender valores que contemplem a cidadania, o acesso universal e a garantia do direito de todas as crianças, jovens e adultos de participação nos diferentes espaços da estrutura social, principalmente da escola.


A importância do curso de formação para os professores, sobretudo, conhecer os pressupostos no BNCC, tornou-se indispensável para todo e qualquer profissional da educação, atue em escola pública ou privada, pretenda prestar concurso na área e enriquecer seu currículo.


Este curso de formação continuada tem como objetivo trazer à tona o que significa no dia a dia ‘a recomposição da aprendizagem’ para identificar o movimento que é necessário hoje, o termo refere-se à possibilidade de os alunos recuperarem sua escolarização. A demanda atual é diferente das defasagens e dificuldades de aprendizagens que existiam antes da pandemia.

Assim, é preciso mais do que recuperar, mas construir uma ação complexa e significativa que

vise não só conectar o estudante à trajetória cognitiva afetada pelo distanciamento, mas

também reduzir a desigualdade educacional


Este curso está embasado na BNCC (2018) e no currículo de referência de MS (2019) e tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis, alinhada as demandas do século XXI em uma educação integral. A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado (BRASIL, 2018). O curso visa apresentar as questões das leis e das práticas educacionais, com palestras temáticas dos conteúdos e de simulados que possam contribuir para as realizações das provas.


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os currículos, as competências e as habilidades devem priorizar conteúdos cognitivos e sócios emocionais mais próximos com a realidade do estudante. Este curso tem como objetivo possibilitar inserir ações didáticas em sala de aulas com os temas locais, por meio de músicas regionais, poesias, artes plásticas, contos, parlendas, folclore, história e patrimônio cultural. Com instrumentalização didática pedagógica visando à utilização de recursos de multimídia em sala de aula, com metodologias e referências de artistas, pesquisadores e educadores de Mato Grosso do Sul.


Tem como objetivo incentivar aos profissionais da educação em elaborar ações didáticas (aulas) com metodologias ativas em que os estudantes possam ser os protagonistas, fundamentados na BNCC (2018), nos Currículo de Referência de MS (2019) e Currículos Municipais de educação (2020); com instrumentalização didática pedagógica em estimular um ambiente em sala de aula visando melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes a aprender a aprender com o foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.

O curso com o tema, ‘Educação especial: a inclusão em sala de aula’, fundamentada na BNCC, elenca temas que vem contribuir para a formação dos profissionais da educação para promover a integração entre todos os estudantes. O curso visa incentivar ações didáticas em sala de aula para exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Este curso está embasado na BNCC (2018) e no currículo de referência de MS (2019) e tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis, alinhada as demandas do século XXI em uma educação integral. A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado (BRASIL, 2018). O curso visa apresentar as questões das leis e das práticas educacionais, com palestras temáticas dos conteúdos e de simulados que possam contribuir para as realizações das provas.