Realização: Grupo Literário Arandu, fundado em 17 de maio de 1997 (26 anos)
Referências:
Metodologias ativas.
Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs – estratégias e recursos pedagógicos diversificados para alcançar os objetivos pedagógicos.
Atendimento educacional especializado e a educação inclusiva.
Gestão participativa e colaborativa na escola.
O desenvolvimento, aprendizagem e necessidades específicas do aluno com deficiência. Conhecimentos básicos sobre orientação e mobilidade; adequação postural e acessibilidade espacial; recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa inclusiva.
Diretrizes gerais para o Atendimento Educacional com alunos identificados com altas habilidades, superdotação e talentos. Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Tecnologia assistiva, suas modalidades e o AEE. Público da Educação Especial, serviços, atividades, estratégias e produção de recursos pedagógicos e de acessibilidade do AEE. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca, Espanha, 1994.
Educação e diversidade; Educação e inclusão.
Definições dos tipos de deficiência; Necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes.
Educação Especial: aspectos históricos e pedagógicos.
O desenvolvimento da criança nos aspectos: biológico, emocional, cognitivo. Flexibilizações e adaptações curriculares, para o atendimento às necessidades educacionais especiais.
Aspectos sociais, psicológicos e cognitivos da educação inclusiva; Tendências pedagógicas na prática escolar para educação espacial.
Educação inclusiva.
Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento: conceito, correntes teóricas e repercussões na escola. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.
Ética no trabalho docente.
O professor apoio na rede de ensino.
Conhecimentos sobre: Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Pessoas com Surdez, Transtornos globais do Desenvolvimento.
Princípios básicos da análise do comportamento, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica 2001.
Resolução CNE/CEB n.02 11/09/2001.
Resolução SEMED n.015/2014 dispõe sobre critérios para os professores da sala de recursos. Revogado pelo Decreto nº 7.611,