Quem somos nós?

O Grupo Literário Arandu foi fundado em 17 de maio de 1997, pelos escritores Carlos Magno Mieres Amarilha, Edy Salis Leite, Luciano Serafim, Maria Lucia Tolouei, Nicanor Coelho, Regina Meyer e Simone Areco, com objetivo de incentivar a publicação de obras literárias dos novos autores douradenses.

O Grupo apresentou à sociedade por meio da realização da 1ª Feira de Poesia, nos dias 17 e 18 de maio de 1997, evento que contou com a exposição de varais com poemas de poetas já consagrados em Dourados e de estudantes de escolas públicas e particulares, no Parque dos Ipês, além de apresentações musicais e de capoeira.

Na ocasião, foi publicado o Manifesto Arandu, que reivindicava espaços para a difusão e valorização da literatura sul-mato-grossense.

Em agosto de 1997, o Grupo Literário Arandu ançou a Revista Arandu, para a publicação de artigos científicos produzidos na Região, que continua sendo publicada com periodicidade trimestral e hoje está na edição nº 65. Em suas páginas, durante esses 24 anos, figuram textos produzidos pelos mais diversos intectuais da nossa região, como Paulo Nolasco, Rosana Zanelatto, José Pereira Lins, Wilson Biasotto, Carlos Amarilha.

Em 16 de maio de 2013, foi instituída a Comissão de Revisão Histórica de Dourados, proposta pelo Grupo Literário Arandu, que tem como objetivo promover palestras, debates, seminários e Audiência Pública, sobre o desconhecer, conhecer e reconhecer dos significados e das representações do Brasão Oficial de Dourados e sobre a comemoração da data de aniversário da cidade de Dourados. Além de organizar relatório final sobre as propostas sugeridas nos seminários para serem entregues aos vereadores e ao prefeito municipal.