Available courses

Curso sobre Hiperatividade : UM POUCO SOBRE ESTAS PESSOAS COM TANTA ENERGIA

Curso sobre Hiperatividade : UM POUCO SOBRE ESTAS PESSOAS COM TANTA ENERGIA

Neste curso vamos debater  o  TDAH e como o déficit de atenção dificulta a concentração,  deixando as pessoas  agitadas, e como essa situação que não se encaixa na escola tradicional, causa transtornos para todos.

AUTISMO: DIFERENTES PORQUE? - CURSO 200 HORAS

AUTISMO: DIFERENTES PORQUE? - CURSO 200 HORAS

Editor HTML Online

       DURANTE ESTE CURSO, ESTAREMOS A TODO MOMENTO SEGUINDO ALGUMAS LINHAS DE RACIOCINIO, ENTRE ELAS AS DA ASSOCIAÇÃO ABRA.

     SABEMOS QUE AUTISMO É UM TRANSTORNO DE DESENVOLVIMENTO GRAVE, QUE PREJUDICA A CAPACIDADE DE UM INDIVÍDUO SE COMUNICAR E INTERAGIR COM OUTRAS PESSOAS. O AUTISMO, FAZ PARTE DE UM ESPECTRO QUE LIMITAM HABILIDADES, INTERAÇÕES SOCIAIS, COMPORTAMENTOS, A FALA E COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL, MAS SERA QUE É SÓ ISTO. APRENDEREMOS AQUI UM POUCO MAIS SOBRE ESTAS PESSOAS TÃO ESPECIAIS

 

DISLEXIA: PESSOAS EM TRANSFORMAÇÃO - Curso 120 horas.

DISLEXIA: PESSOAS EM TRANSFORMAÇÃO - Curso 120 horas.

Editor HTML Online

          ENTRE OS DIVERSOS TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS QUE DIFICULTAM NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, A DISLEXIA É POSSIVELMENTE O QUE POSSUI O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS ATINGIDAS DENTRO DO BRASIL, SÃO PELO MENOS 15 MILHÕES DE PESSOAS ENTRE, CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS,COM DISLEXIA. NÚMEROS TÃO ALARMANTE QUE JÁ DEVERIA SER TRATADO COMO PANDEMIA. SENDO ASSIM VAMOS DEBATER MAIS PROFUNDAMENTE ESTE PROBLEMA E TRANSFORMAR CARVÃO EM DIAMANTES.

BRINCAR COM AS LETRAS: A PEDAGOGIA DO ENCANTO

BRINCAR COM AS LETRAS: A PEDAGOGIA DO ENCANTO

Este curso tem como objetivo instrumentalizar educadores fundamentado nos estudos do BNCC para incentivar a leitura em sala de aula com estratégias pedagógicas de trabalhar com poesias no cotidiano escolar. Os ‘poemas’ selecionados são marcados pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser evidenciados em sala de aula, pois os poemas em ações pedagógicas exercitam a reflexão e a memorização, ao mesmo tempo em que estimula: a oralidade, a criatividade, a reflexão, a iniciação de leituras e gostos literários infinitos.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: ENSINO E EXPÊRIENCIAS ESCOLARES

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: ENSINO E EXPÊRIENCIAS ESCOLARES

Tem como objetivo instrumentalizar educadores e profissionais da educação em conhecer, reconhecer o Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, com enfoque na valorização da cultura local, evidenciando os monumentos, as obras de arte, as festas, as músicas, as danças, os folguedos, as comidas, os saberes, fazeres e falares. O ambiente escolar é o lugar mais propício para que se conheçam as múltiplas identidades e o Patrimônio Cultural, pois é neste lugar que o aluno tem a oportunidade de conhecer e se familiarizem com a cultural local.

ESTUDOS DO BNCC, TEMAS CONTEMPORÂNEOS: CULTURA SUL-MATOGROSSENSE E DIVERSIDADE CULTURAL

ESTUDOS DO BNCC, TEMAS CONTEMPORÂNEOS: CULTURA SUL-MATOGROSSENSE E DIVERSIDADE CULTURAL

OBJETIVOS
Este curso visa instrumentalizar educadores das séries iniciais, fundamental 2 e ensino médio, em possibilitar a inserção de temas contemporâneos da cultura sul-mato-grossense e da diversidade cultural. Embasados nos Temas Contemporâneos no BNCC e no Currículo de Referência de MS ao evidenciar a importância da preservação do patrimônio cultural e da divulgação das identidades e das diversidades culturais sul-mato-grossenses, com metodologias e referências de artistas, pesquisadores e educadores de Mato Grosso do Sul.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- possibilitar aos educadores a sistematização de aulas e ações didáticas sobre a cultura sul-mato-grossense e da diversidade cultural sul-mato-grossense;
- proporcionar aulas com poesias, músicas, imagens e textos dos artistas e escritores residentes em Mato Grosso do Sul;
- estudar em abordagem interdisciplinar a produção identitária sul-mato-grossense e suas representações.

PÚBLICO: INTERDISCIPLINAR
Ensinar o local e o regional não se restringe apenas às aulas específicas de História, mas consideramos que eles se desempenham também na sala de aula no espaço de outras disciplinas e de muitas atividades paralelas: Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Artes, Ciências Sociais, Educação Física, Pedagogia; os ícones das identidades sul-mato-grossenses são consecutivamente apresentados nas escolas, em teatro, coral, desfiles, festas cívicas, folclore, danças regionais, visita a monumentos da cidade, comemorações de aniversário do município e do estado de MS, entre outros.
A escola tem um papel muito importante para a nossa sociedade, principalmente ao ensinar a preservação ao patrimônio cultural (bens materiais e imateriais) e das diversidades das identidades culturais sul-mato-grossenses. Portanto, o curso oferece aos professores possibilidades de preparar aulas sistematizadas, com temáticas regionais e locais, para fortalecer a valorização das identidades culturais, conforme o currículo de referência de MS (Mato Grosso do Sul, 2019).

CONTEÚDOS
.
MÓDULO 1
- Educação contemporânea brasileira: desafios e possibilidades interdisciplinares de práticas educacionais com temas regionais.
- A história da fundação de Mato Grosso do Sul: aspectos históricos e geográficos.
- Guerra Do Paraguai: história e poder
.
MÓDULO 2
- Pantanal: os Povos das Águas
- Erva Mate: os Povos das Florestas
- A fundação de MS em 1977: o Hino de MS
.
MÓDULO 3
- Artistas que cantam o regional e o local por meio das músicas, poesias e artes plásticas;
- Músicas regionais: no chão da terra
- Tereré: ícone da identidade sul-mato-grossense
.
MÓDULO 4
- Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul: produtores de identidades sul-mato-grossenses;
- A Poesia de Manuel de Barros, Emmanuel Marinho, Lobivar Mattos e os Contos Regionais de Hélio Serejo;
- As representações das identidades culturais sul-mato-grossenses dos povos indígenas e afrodescendentes em Mato Grosso do Sul


AS PRIMEIRAS ESCRITAS E A FORMAÇÃO DO COGNITIVO

AS PRIMEIRAS ESCRITAS E A FORMAÇÃO DO COGNITIVO

Este curso tem como objetivo, mostrar os desafios da alfabetização mediante aos tempos do pensamento remoto, abrindo questões sobre como a educação e os meios eletrônicos.

Aprender a aprender:  Trabalhar com as emoções

Aprender a aprender: Trabalhar com as emoções

Este curso tem como finalidade trabalhar as emoções em espaço escolar, tanto como aquele que conduz as práticas como também que vai além e ensina as competencias para que os estudantes melhorem seus desenvolvimentos emocionais.

BNCC - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: NOVOS TEMPOS, DIFERENTES DESAFIOS.

BNCC - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: NOVOS TEMPOS, DIFERENTES DESAFIOS.

ENTENDER O BNCC, É DAR UMA CAMINHADA PELO CHÃO DA ESCOLA, APRENDENDO QUAIS SÃO AS ATIVIDADES E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO. SEM ENTENDER, FICA MUITO DIFICIL PRODUZIR COM QUALIDADE.

UM OLHAR HISTÓRICO: NÃO SOMENTE PARA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA NEGRA, MAS PARA CONSCIÊNCIA HUMANA.

UM OLHAR HISTÓRICO: NÃO SOMENTE PARA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA NEGRA, MAS PARA CONSCIÊNCIA HUMANA.

Editor HTML Online

         ESTE CURSO TEM COMO OBJETIVO MAIOR, CONDUZIR O DEBATE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SOBRE O PAPEL DA CULTURA NEGRA DENTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, AS SUAS ORIGENS E ASUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A NOSSA PATRIA – CURSO 200 HORAS.

 

APRENDER SOBRE O HABITAT: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIBERTA O SER

APRENDER SOBRE O HABITAT: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIBERTA O SER

Editor HTML Online

          ESTE CURSO TEM COMO FINALIDADE, LEVAR O PROFESSOR A CONHECER AS DIVERSAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUE PERPASSA AS OUTRAS TANTAS DISCIPLINAS DO CURRICULUM COMUM, DANDO BASE A MUITOS TRABALHOS DENTRO E FORA DE SALA.

 

O LÚDICO: DIREITO DE BRINCAR E APRENDER CURSO 200 HORAS

O LÚDICO: DIREITO DE BRINCAR E APRENDER CURSO 200 HORAS

LÚDICO É JOGOS E DIVERTIMENTO, E PODE É DEVE SER USADO EM SALA DE AULA. OS TRABALHOS COM OS CONCEITOS E CONTEÚDOS LÚDICOS SÃO ESSENCIAIS PARA A APRENDIZAGEM POIS A  NOÇÃO QUE APRENDER É DIVERTIDA. VENHA VOCÊ CONHECER ESSA PRÁTICA.

A INDISCIPLINA NA ESCOLA: ABORDAGENS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA. Curso 300 horas

A INDISCIPLINA NA ESCOLA: ABORDAGENS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA. Curso 300 horas

ESTE CURSO TEM COMO FINALIDADE,CONSTRUIR COM OS CURSISTAS FERRAMENTAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DENTRO DA ESCOLA.  BUSCANDO DENTRO DA FILOSOFIA DO AMOR, PENSAMENTOS QUE POSSAM AUXILIAR NA COMPREENSÃO DESTE TEMA COMPLEXO E INTRIGANTE. DURANTE ESTA CAMINHADA ESTAREMOS JUNTOS.

CURSO COMO TRABALHAR AULAS REMOTAS

CURSO COMO TRABALHAR AULAS REMOTAS

Este curso tem como objetivo instrumentalizar educadores interessados em  utilizar recursos digitais em aulas remotas. Igualmente estimular os professores da rede pública e privada da educação básica, a aplicarem nas salas de aula os recursos de multimídia, com materiais especiais, músicas, filmes, vídeos, obras de artes, poesias, livros e textos.