gallery/Sem-Título-1

    Um livro! A cultura sul-mato-grossense e a sua diversidade cultural. Grupo Literário Arandu - 23 anos! Veja na foto do livro, como se fazia para atravessar o rio sem ponte, como nossos primeiros moradores da região sul de MS faziam no improviso para atravessar os rios. Com canoas e fio de aço, muita criatividade! Os povos de MS.
    Os artigos aqui selecionados exploram aspectos das identidades culturais sul-mato-grossenses como um campo de expressão de diversidades e confrontos, e não de univocidade. Buscamos, assim, priorizar as múltiplas identidades e relações, diálogos e conflitos, que se escondem por baixo de supostas “homogeneidades” ou de sentimentos aparentemente “compartilhados” por todos os sul-mato-grossenses. Toda identidade é uma construção simbólica, instituída por uma pluralidade de identidades culturais de grupos sociais em diferentes momentos históricos.
    Daí a importância dos artistas, intelectuais, educadores, comunicólogos, entre outros, na criação de identidades sul-mato-grossenses e da sua preservação. O livro VOZES GUARANY também procura elucidar e acender as memórias silenciadas, as vozes esquecidas, vir à tona as vozes de pessoas que tiveram uma participação importante em nossa comunidade, e cujas memórias encontravam-se “congeladas”.
    Por isso, VOZES GUARANY, as muitas vozes dos moradores do sul de Mato Grosso do Sul.
O “herói” representado neste livro é o da história “vista por baixo” — o professor, a professora, os afro-brasileiros, os moradores do distrito, da fazenda, da vila, da cidade. Estes, sim, considerados os verdadeiros heróis de MS. O herói, de uma maneira geral, é uma figura simbólica, escalada para representar valores que inspirem a sociedade.
.
Livro: VOZES GUARANY: HISTÓRIAS DE VIDAS SUL-MATO-GROSSENSES; 2011;
.
Copyright © 2011 by GRUPO LITERÁRIO ARANDU;
1a Edição: Janeiro/2011
ISBN 978-85-7965-020-8

Vozes Guarany